Carregando...

sábado, 11 de julho de 2009

Tendências do mercado farmacêutico, qualidade e pesquisa são assuntos discutidos no terceiro dia de Eventos Racine 2009

Esta sexta-feira foi um dia bastante movimentado na 19ª Semana Racine de Atualização em Farmácia, 19ª Expo Farmácia e eventos integrados. Muitas palestras e cursos atraíram os congressistas para os auditórios. Os cursos teóricos e práticos abrangeram temas como Resultados da aplicação de método de dispensação de medicamentos em farmácia comunitária, Pesquisa Clínica em farmacologia: conceitos, estruturação e perspectivas, Implantação de técnicas para Controle Estatístico de Processo (CEP) em farmácia magistral, Discromias Pigmentares: etiologia, ativos farmacêuticos e cosméticos, formulações e fotoproteção preventiva, Planejamento tributário para farmácias, Aplicação cutânea de retinóides, Farmacotécnica de pós e cápsulas - principais problemas em sua manipulação e propostas para solução, e Metodologias analíticas para o controle de qualidade físico-químico de matérias-primas na farmácia de acordo com a RDC nº 76/2007.

A Associação Brasileira de Ensino Farmacêutico e Bioquímico (ABENFARBIO) também realizou uma palestra durante os Eventos Racine 2009. Metodologias Inovadoras de Ensino-Aprendizagem: em busca da Excelência no processo de Formação foi o tema deste encontro de aprimoramento docente. O ministrante, professor Geraldo Alécio, mestre e doutor em Farmácia, vice-presidente da ABENFARBIO e membro da Comissão Assessora de Educação Farmacêutica do Conselho Regional de Farmácia (CRF-SP), fez uma reflexão sobre o perfil do professor universitário moderno, oferecendo uma oportunidade de capacitação docente sobre as principais metodologias ativas de ensino-aprendizagem, com ênfase na aprendizagem centrada no estudante. Apresentou um debate sobre as principais metodologias disponíveis e as ferramentas de avaliação educacional associadas.

Em seu dia de encerramento, na Arena de Idéias foi realizada a palestra Estratégia, qualidade, inovação e talento em farmácias e drogarias, ministrada pelo professor Waldez Ludwig, que há 15 anos dedica-se à pesquisa da vanguarda em cenários e tendências da gestão das organizações, especialmente em temas ligados a estratégias competitivas, mercado de trabalho, perfil profissional, criatividade e inovação, melhoria da qualidade e desenvolvimento do capital intelectual. Suas palestras já foram assistidas por mais de 700 mil pessoas em eventos por todo o País.

Os temas abordados no Espaço Showcase também foram destaque. Profissionais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) falaram sobre as Boas Práticas Farmacêuticas em farmácias e drogarias: critérios sanitários para comercialização de produtos e prestação de serviços farmacêuticos, sobre Medicamentos isentos de prescrição: novas propostas da ANVISA, sobre Atualização de referências para a qualidade dos produtos farmacêuticos: atual gestão da Farmacopéia Brasileira, entre outros assuntos.

O professor Marcos Moisés marcou presença no Cosmetic Show - 2º Fórum Internacional de Farmácia Estética com a palestra Projetando dermocosméticos: como não errar desenvolvendo produtos que atendam a preferência do consumidor. Ele abordou assuntos como o que são dermocosméticos, entendendo as tendências de mercado, benchmarking e criação de novos produtos, insumos e ativos multifuncionais, e otimização de sensorial de formulações cosméticas e dimensionando o preço correto dos produtos.

Acompanhe a cobertura fotográfica dos Eventos Racine 2009 clicando aqui>>

Nenhum comentário:

Postar um comentário